- Área: 115 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Masao Nishikawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O casal de oftalmologistas comprou este estreito, mas profundo, terreno em um bairro tranquilo para construir sua casa, onde poderá desfrutar de seu hobby de ouvir música. No subsolo, o pátio e o painel duplo de vidro proporcionam um som de buffer para esta espécie de estúdio que está isolado do exterior. A luz natural entra ali através do pátio e torna o espaço habitável como uma cave.
A varanda se estende desde a construção e atua como o dossel sobre a garagem com os pilotis e a entrada. As ripas horizontais de madeira são usadas como balaustrada da varanda para bloquear a vista da rua, permitindo que o ar e a brisa passem através. As peças de tamanhos aleatórios de madeira dão a aparência distinta da fachada. O piso térreo contém ambientes privados, tais como o dormitório principal e os infantis. O segundo andar, por outro lado, serve como a sala da família. O tamanho generoso do telhado de duas águas cria dois cômodos que acentuam a planta com suas curvas. Através das janelas com grades, a paisagem externa e luz natural entra no espaço.
A área molhada é separada da sala pela parede de azulejos com sua parte superior envidraçada. O mesmo painel de madeira do teto da sala é utilizado na área molhada para criar a aparência de um espaço contínuo. Quando vista internamente, a persiana horizontal de madeira também acentua o espaço interior ao mesmo tempo que garante a privacidade. Usando apenas o material simples de acabamento no interior, o espaço tem a sensação austera e coordenada. Além disso, a combinação de concreto e de madeira, assim como o telhado de duas águas adicionam calor ao ambiente da sala. Esta técnica de projeto permite que os ocupantes esqueçam que estão num denso bairro residencial, uma das soluções mais populares do cenário urbano.